Toda a matemática de um relógio solar

Como desafio para o seu projeto "Tempo", os alunos do 8º ano decidiram construir um relógio solar gigante. Mas para entender o funcionamento e desenvolver o desenho do seu próprio relógio, eles precisaram mergulhar de cabeça no mundo da geometria, estudando sobre ângulos, triângulos e circunferências. Nossos projetistas também precisaram conhecer uma carta solar, a fim de preverem a posição do Sol em cada dia e hora do ano, estimar a projeção da sua sombra e marcação das horas.
Depois de muito estudo em sala de aula, os alunos passaram a desenvolver protótipos com palitos de sorvete e papelão, fazendo marcações da posição da sombra do palito conforme o ângulo da luz solar incidente.
Depois da construção, testaram seus relógios na quadra do colégio. Não é que a maioria dos relógios realmente marcou a hora certa? Parabéns turma!
Mas o desafio deles vai além, a ideia é construir um relógio gigante. Assim, para juntarem mais informações, utilizaram parte do dinheiro do seu caixa (levantado através dos seus empreendimentos) e organizaram um passeio ao Ibirapuera para conhecer o relógio solar que existe por lá. Além disso, aproveitaram para visitar o Museu de Astrofísica e fazer uma caminhada pelo parque. Foi um dia inesquecível!
Já estamos ansiosos para os próximos passos dos nossos prodígios com seu relógio solar.
É isso aí turma!

(11) 5575-4800




























Comments