Pesquisa e Iniciação Científica a todo vapor

A Escola do Max iniciou neste ano pesquisas científicas voltadas para publicação, através da iniciativa Max Institute. Os primeiros trabalhos estão voltados para fabricação de células fotovoltáicas, ou células solares, que convertem a luz do Sol em energia elétrica. As células desenvolvidas no colégio são especiais, feitas com extratos de plantas, o que as tornarão no futuro muito mais baratas e seguras para o meio ambiente.

Os nossos alunos do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano) estão participando deste trabalho e auxiliando nossos pesquisadores, Prof. Marcelo Rodrigues e Prof. Felipe Nunes, através de um programa especial de Iniciação Científica, provavelmente o primeiro já realizado no mundo vinculando pesquisas reais ao Ensino Fundamental.

Nas primeiras aulas, nossos alunos-cientistas estudaram papers (artigos científicos), algumas das mesmas referências usadas por nossos pesquisadores. Compreenderam a pesquisa sendo desenvolvida no colégio, e como o seu estágio de Iniciação Científica se encaixa em seus objetivos.

Já com a mão na massa, tiveram uma introdução sobre os equipamentos e técnicas de cromatografia, realizando os primeiros testes e verificando os resultados. Agora, nossos alunos irão utilizar o que aprenderam para separar os diferentes tipos de pigmentos das plantas, para que possamos testar em nossas células solares e verificar o desempenho alcançado com cada um.

Na Pedagogia Vivencionista, abordagem de ensino desenvolvida pela Escola do Max e reconhecida internacionalmente, os alunos vão além de aprender na prática. Eles opinam, sugerem, estudam, realizam e participam de projetos reais, o que oferece muito mais motivação e significado.

(11) 5575-4800











Comments